Notícias
Banco Central lança código de conduta para servidores
O Banco Central (BC) lançou no último dia 13 um código de conduta para os servidores da instituição. As normas têm o objetivo de prevenir situações de conflito de interesse e disseminar conceitos de ética pública e normas de conduta. As novas regras proíbem, por exemplo, que funcionários licenciados prestem serviços a instituições financeiras que poderiam de alguma forma se beneficiar de informações do Banco Central.
O presidente do BC, Henrique Meirelles, enfatizou que ao elaborar o código, a instituição procurou assegurar que a aplicação das normas é viável e obedece à legislação. Segundo Meirelles "o padrão de conduta ética deixou de ser apenas uma questão de foro pessoal para se configurar numa exigência pública. Cada vez mais o servidor público tem não só que seguir a lei, mas também os códigos de ética".
O ministro José Paulo Sepúlveda Pertence, presidente da Comissão de Ética Pública, participou do evento de lançamento do código e afirmou que há um esforço para se difundir por todos os órgãos da administração pública federal a necessidade da constituição de um sistema de controle ético dos servidores.