Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Paulo Lucon toma posse como Presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República
conteúdo

Notícias

Paulo Lucon toma posse como Presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República

publicado: 12/03/2019 19h28, última modificação: 13/03/2019 14h30

O advogado e conselheiro Paulo Henrique dos Santos Lucon tomou posse nesta terça-feira (12) como novo presidente da Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, em substituição ao jurista Luiz Navarro, que estava no cargo desde 2018. O evento ocorreu no salão leste do 2º andar do Palácio do Planalto, às 16h.

A mesa da cerimônia foi composta pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, general Floriano Peixoto, o ministro da Advocacia Geral da União, André Luiz de Almeida Mendonça e do até então presidente da Comissão de Ética Pública,  Luiz Navarro.

O presidente da CEP, Luiz Navarro, transmitiu o cargo ressaltando o sentimento de missão cumprida ao longo dos anos em exercício profissional no colegiado. “Deixo a CEP com tranquilidade, sabendo da seriedade do trabalho desenvolvido, no qual desfrutei da convivência com pessoas profissionais e de envergadura para divulgar os valores éticos na sociedade”, disse.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, general Floriano Peixoto, presente à cerimônia, afirmou que a Comissão de Ética Pública tem o encargo fundamental de nortear o agir ético em prol dos cidadãos brasileiros e destacou o Decreto 1.171 de 1994: “O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto”, citou.

O novo presidente da CEP, Paulo Lucon, em seu discurso, comprometeu-se a trabalhar pelo aperfeiçoamento da gestão ética no serviço público e pela transparência ainda maior nas articulações da Comissão. “Vivemos um momento muito especial, no qual se faz necessário aprimorar a realidade das instituições por meio da regulamentação da ética e da disponibilização de orientações dos agentes públicos sobre o agir regido por valores”, ressaltou.

O novo presidente

Paulo Lucon é formado em direito e tem pós-graduação pela Universidade de São Paulo (USP).

O novo presidente atua como conselheiro da CEP desde março de 2018 e foi eleito presidente, por unanimidade, pelos demais conselheiros da Comissão. O mandato será de um ano.

A Comissão de Ética

Vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, a Comissão de Ética Pública foi criada em 1999 por meio do Decreto de 26 de maio de 1999, no governo Fernando Henrique Cardoso, com a missão de “zelar pelo cumprimento do Código de Conduta da Alta Administração Federal (CCAAF), orientar as autoridades para que se conduzam de acordo com suas normas e inspirar, assim, o respeito à ética no serviço público”.

Os conselheiros são nomeados pelo presidente da República e realizam suas atividades sem remuneração, uma vez que os trabalhos desenvolvidos na Comissão de Ética Pública são considerados prestação de relevante serviço público.  O mandato é de três anos, sendo permitida uma única recondução por igual período.

 Clique aqui para acessar as fotos do evento.