Você está aqui: Página Inicial > Notícias > A CEP realiza o I Encontro Regional – “Ética no Serviço Público” Edição Centro-Oeste
conteúdo

Notícias

A CEP realiza o I Encontro Regional – “Ética no Serviço Público” Edição Centro-Oeste

A Comissão de Ética Pública realizou, no dia 26 de maio de 2015, o I Encontro Regional - Edição Centro-Oeste, em Brasília. O evento ocorreu na Escola Nacional de Administração Pública - ENAP.
publicado: 01/06/2015 12h26, última modificação: 01/06/2015 15h14

O objetivo principal do encontro foi promover a troca de experiências e o debate de temas específicos relevantes à instância ética, bem como impulsionar a interação e a troca de experiências entre os agentes que compõem as Comissões de Ética dos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Gestão da Ética Pública do Poder Executivo Federal, como forma de inspirar o respeito à ética em toda a Administração Pública.

O Encontro Regional contou com a presença de 114 agentes públicos federais.

Participaram da mesa de abertura o presidente da Comissão de Ética Pública, Dr. Américo Lourenço Masset Lacombe, o presidente da ENAP, Gleisson Cardoso Rubin e os Conselheiros da CEP, Ministro Horácio Raymundo de Senna Pires, Dr. Marcello Alencar de Araújo, Dr. Mauro de Azevedo Menezes e Dra. Suzana de Camargo Gomes.

Após a abertura, os participantes se reuniram em grupos de discussão, nos quais  foram abordados cinco temas específicos aos trabalhos das Comissões de Ética, a saber: Funções das Comissões: Consulta, Educação, Investigação e Punição; Uso Indevido de Redes Sociais; Relações Interpessoais: perseguições, dano moral e outros conflitos; Abuso de Autoridade X Respeito à Hierarquia; e Exercício da função pública: conduta esperada, interesse público, relação com o cidadão   

Também foram inseridos questionamentos e sugestões de acordo com as necessidades das Comissões de Ética dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

Outro momento importante do I Encontro Regional foi a explanação do resultado dos trabalhos pelos representantes escolhidos por cada grupo, após o qual, os Conselheiros da CEP apresentaram seus comentários e esclareceram dúvidas sobre os temas apresentados.

Ao final, os Conselheiros agradeceram a presença de todos no evento e destacaram a relevância do trabalho de cada um frente às Comissões de Ética, ressaltando a importância do Encontro para o andamento dos trabalhos do Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal.

Clique aqui para acessar as fotos do evento